De modo a que serve uma fotografia?

Uma fotografia, sozinha, unitária, Pode vir a servir para a desgraça do jornal, de modo a este anúncio por moda, para a divulgação do um Resultado. Dentro por 1 contexto por artes visuais, é cada vez mais difícil pensar em obras fotográficas que se apresentem como uma imagem única, desprovida do companhia, do uma sfoirie ou sequência. Provocações à Parcela, é impossível — especialmente pelo contexto Destes fotolivros contemporâneos — pensar 1 trabalho através de uma única fotografia. A não ser em casos raros tais como este livro Lucas, qual é composto por uma única fotografia desdobrada em uma sé especialmenterie por momentos, o qual faz com que uma única imagem se torne uma sequência de fotografias.

Além da fotografia se consolidar cada vez Muito mais tais como uma Jeito seriada, qual depende por elementos ordenados para transmitir seu sentido pleno, a história, mensagem ou conceito tem adquirido um papel cada vez mais central na realização do projetos fotográficos. Alec Soth constata, em entrevista ao British Journal of Photography, de que nãeste se trata Ainda mais por executar grandes fotografias, mas de se criar grandes histórias. Outro exemplo interessante, de que coisa perfeitamente usando a fala por Soth é este livro Image Tsunami, por Erik Kessels. Nãeste há sequer uma grande fotografia no livro - especialmente se considerarmos os preceitos clássicos do que faz uma fotografia boa ou ruim - mas há uma Enorme história, cheia do conexões e mensagens inusitadas e incrivelmente interessantes.



Assim sendo, este fotógrafo contemporâneo de que deseja manter-se inserido em 1 contexto por artes visuais, especialmente considerando fotolivros, nãeste É possibilitado a (ou nãeste precisa ser) mal 1 grande fotógrafo, ele deve ser um ótimo contador de histórias. Com isto em mente, chegamos ao livro Sugar Paper Theories, do fotógrafo Jack Latham, publicado pela Here Press. O projeto aborda um dos poucos e com certeza mais misteriosos desaparecimentos da história da Islândia. Sugar Paper Theories conta com a ajuda do professor Gisli Gudjónsson para contar esta misteriosa história ocorrida nos anos 70, que foi bastante exposta pela mídia e terminou em conclusões duvidosas, relacionadas a uma série de pressões políticas que afligiam a Islândia no período.

O fotolivro conta com uma série de fotografias produzidas por Jack Latham em locais ligados aos desaparecimentos, imagens de arquivo da polícia islandesa, recortes de jornais, trechos do diário de um Destes suspeitos por envolvimento nos desaparecimentos e 1 texto, assinado pelo professor Gudjónsson, qual narra ESTES acontecimentos ligados ao desaparecimento ao longo do livro. A direçãeste por Jeito é bem natural estruturada e garante qual esta sé especialmenterie do elementos não se torne uma Enorme bagunça. O livro conta com uma série por multiplos papeis, tamanhos por páginas e cores, qual organizam cada 1 destes elementos, por exemplo: as imagens do arquivo são apresentadas em um papel de textura grossa, quase uma lixa, enquanto os recortes por jornais sãeste encartados, apresentados em papel rosa.


Este livro Parcela do local do 1º desaparecimento, na região de Reykjavik e segue até o seu desfecho, com a prisãeste Destes supostos criminosos envolvidos e as memórias qual eles deixaram de modo a trás. A sequência narrativa do fotolivro do Latham é essencialmente cronológica e tem como principal guia ESTES textos por Gudjónsson, qual Fotógrafo Still trazem uma sfoirie do detalhadas informações A cerca de o caso. Dessa forma, acompanhamos este desdobrar do caso praticamente saiba como em 1 romance policial, esperando por novas pistas, suspeitos, culpados e heróis.

Esta organizaçãeste cronológica e a direção de arte impecável, fazem utilizando qual a história contada pelo livro possua Muito mais importância do que as fotografias nele contidas. Fotografias que, aliás, sãeste ótimas, pelo menos de modo a este meu gosto. A questão é que, se trocarmos Lindas as fotografias por Latham por outras, este impacto será mínimo. Doravante, se trocarmos — ou tirarmos — os textos e imagens de arquivo, a história praticamente sumirá. E blogar nãeste é 1 problema, talvez seja até a Enorme qualidade deste fotolivro. Esta é a “prova” por qual este fotolivro é a obra, não exclusivamente um suporte de modo a imagens. Tais como uma escultura é indivisível isento prejuízos para seu sentido e forma originais, 1 fotolivro também nãeste Pode vir a ser despedaçado isento perder parte da — ou toda — sua proporciona.


Outro ponto qual demasiado me interessa em Sugar Paper Theories é a importância do texto para a comunicação da narrativa proposta pelo autor. Esta é uma característica cada vez Ainda mais presente, especialmente em projetos “documentais”. 1 dos grandes exemplos — e possível causadora desta tendência — é Laia Abril, que em algum momento traz grandes doses do informação textual em seus projetos, nenhumas as quais eles perderiam Bastante Parcela do seu sentido, profundidade e interesse. Novamente, quero afirmar que blogar nãeste é um problema, de maneira nenhuma. Quanto Ainda mais ricas e cativantes sejam as histórias melhor de modo a quem as consome, seja de forma predominantemente visual, textual ou utilizando a uniãeste dos dois. Esta questãeste, fortemente presente em Sugar Paper Theories e em tantos outros fotolivros contemporâneos só reforça de que, pelo menos neste contexto, só uma fotografia não serve Ainda mais de modo a muita coisa.

Phillip Toledano encontrou uma maneira demasiado sutil e delicada para executar still do peças do roupas. Ele usou balões de festa, nãeste ficou lindo?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *